Por que tantas pessoas estão procurando Yoga?

Você já reparou que nos últimos tempos é cada vez mais comum ver pessoas praticando yoga e buscando, dentro dessa filosofia, um caminho de bem-estar e autoconhecimento? 

Vivemos em um mundo cada vez mais agitado, que nos convida a estar o tempo todo ‘voltadas para fora’ e cumprindo uma lista de exigências sociais.

Nos frustramos por não ‘dar conta’ e vivemos com uma sensação constante de inadequação e cansaço que nunca encontra fim. 

As exigências do mundo nunca vão parar, e são importantes para o nosso desenvolvimento, afinal é na interação com o meio que podemos expressar a nossa contribuição para a vida e reconhecer nossos limites.

Mas como encontramos o equilíbrio nisso tudo?

Tão importante quanto a atuação no mundo lá fora é a interação com nosso mundo interior.

É através do conhecimento e cultivo do mundo interior que criamos recursos para não sucumbir à pressão externa e validamos nossa bússola interna.

Nesse mundo interno habita a nossa subjetividade, sentimentos, emoções, crenças, padrões mentais – todos expressos em nosso templo pessoal: o corpo. 

Durante nossa vida, pouco aprendemos sobre como observar e gerenciar o corpo/mente.

Somos bastante leigas nesses domínios.

Temos sensações no corpo o tempo todo e as negligenciamos. 

Temos intuições e as desconsideramos.

Ignoramos nossos sentimentos e emoções até adoecer.

Talvez seja esse o motivo do Yoga produzir certo encantamento nas pessoas.

Yoga nos ajuda a perceber que podemos acessar nossa sabedoria profunda de maneira direta.

O Yoga, como filosofia prática, oferece uma caixa de ferramentas para empreender a viagem para dentro de si e se libertar dos condicionamentos.

O yoga nos ensina que o fortalecimento e a flexibilidade do corpo geram uma mente forte e flexível.

Nos ajuda a compreender o funcionamento da mente e gerenciá-la para que trabalhe a nosso favor. 

O yoga desenvolve a sensibilidade e revela o movimento das emoções. 

Traz conexão espiritual.

Como professora e praticante, eu sei que praticar yoga com disciplina e frequência traz profundas transformações em inúmeras esferas da vida das pessoas.

No entanto, o principal motivo pelo qual as pessoas têm procurado a prática de yoga é para lidar com o estresse e dores crônicas.

E isso é legítimo.  

Muitas pessoas passam grande parte do dia sentadas ou em posições pouco ergonômicas, o que pode levar a problemas de saúde a longo prazo.

O yoga pode ajudar a melhorar a postura e a mobilidade articular, além de fortalecer os músculos e ossos, aumentando a flexibilidade e a força muscular. 

Ao aliviar a tensão muscular e melhorar a postura, reduz as dores crônicas.

O yoga oferece técnicas de respiração e meditação que ajudam a reduzir a ansiedade e melhorar a capacidade de lidar com situações estressantes do cotidiano. 

A prática regular de yoga pode ajudar a reduzir sintomas de depressão, ansiedade e auxiliar no aumento da autoestima e da sensação de bem-estar. 

Além disso, o yoga pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.

Existem muitas variações de yoga, desde as mais intensas até as mais suaves e meditativas.

Isso torna o yoga uma prática acessível a todas as pessoas.

Embora o yoga tenha efeitos benéficos para a saúde física, mental e emocional, podemos dizer que esses são apenas os efeitos colaterais da prática.

O Yoga é, na verdade, uma filosofia prática que possibilita ao praticante o contato com sua natureza real, com a plenitude e a paz, que são sua verdadeira substância.

Carol Vicente é professora de Hatha Yoga com alinhamento, arteterapeuta, terapeuta natural, facilitadora de círculo de mulheres e caminhos de autoconhecimento.  


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *